Uairrior – Equipe de Robótica

INÍCIO

BLOG

ROBÔS

IDIOMA

Informações do robô

Nome do robô:

Docinho

Ano de criação:

2006

Categoria:

middleweight (54,5kg)

Tipo:

vertical spinner

O projeto

O robô Docinho foi projetado com o intuito de participar da Guerra de Robôs, evento ocorrido juntamente com o 6º ENECA. A ideia inicial era fundir as principais características de dois robôs antecessores de bastante sucesso: a rampa e resistência do robô Dragster e a arma giratória do robô Vingador, ambos projetados e executados no ano de 2005. Além disso, criou-se um design bastante arrojado em sua estrutura, diferente dos robôs tradicionais participantes da competição, tanto pela forma quanto pela simetria, fato este amplamente explorado em competições internacionais e utilizado no Brasil por poucas equipes.

Modificações, como a posição do disco e a largura da base traseira, conferiram ao Docinho uma vantagem em relação ao seu antecessor direto o Vingador: estabilidade e reversibilidade. A ideia deste projeto foi criar um robô como um quebra-cabeça, ou seja, com peças de fácil encaixe e fixação através de parafusos. Isto facilitaria qualquer montagem e desmontagem necessária.

Uma novidade em relação aos projetos anteriores é a disposição das rodas. São quatro rodas para o robô, dispostas duas a duas, um par na parte inferior do robô (rodas em contato com o solo) e outro par na superfície superior do robô (roda que estarão em contato com o solo caso o robô vire). Esta disposição é a principal característica da simetria do robô.

A estrutura do Docinho é feita basicamente por duas chapas de alumínio e peças de diversos formatos e dimensões devidamente projetadas para o robô. As chapas de alumínio foram cortadas a laser, devido à complexibilidade de formas e grande quantidade de furos de alívio. O disco de impacto, junto ao sistema de locomoção, são sustentados por uma estrutura em forma de torre, que confere uma grande rigidez ao conjunto. A proteção lateral é feita por placas de policarbonato de 4 mm curvadas, dando ao robô a capacidade de, caso seja atingido lateralmente, girar, voltando a ficar sobre as rodas novamente.

Títulos

YearCompetitionPosition
2008
Winter Challenge